Bucovinafest em Rio Negro – 2003

Bucovinafest em Rio Negro (Paraná)
e Mafra (Santa Catarina) – Brasil
3-6 de julho de 2003

Posted September 10, 2018


Entre os dias 3-6 de julho de 2003 a Associação Alemã-Bucovina de Cultura – ABC comemorará os 116 anos da chegada ao Brasil dos Colonos Bucovinos que colonizaram Rio Negro e Mafra.

Alguns eventos são programados, incluindo Jantar-Dançante no qual é eleita uma jovem como “RAINHA BUCOVINA” entre as candidatas das famílias dos antigos colonos. Ela será detentora deste honroso título até as eleições e festividades no próximo ano. No baile, que normalmente vai até o amanhecer, troféus e prêmios são conferidos às famílias de origem Bucovina que mais se destacaram nas festividades por seu maior entusiasmo e sua maior participação numérica.

Também é realizado um grande desfile das famílias Bucovinas, em caminhões e automóveis, cujo trajeto atravessa de for a a fora as cidades de Rio Negro e Mafra, congregando as comunidades bucovinas de ambas as cidades. Neste desfile são queimados muitos fogos de artifício. Muito foguetório. Este evento termina com uma grande choppada gratuita, num gesto de amizade, solidariedade e convivência entre os descendentes bucovinos. Todos os habitantes de Rio Negro e Mafra são benvindos a participar destas festividades nas duas cidades localizadas em ambas as margens do rio Negro.

Muitas pessoas se trajam de acordo com os costumes e à moda dos antigos antepassados. Junto com a música típica também são servidas comidas típicas como haluschki, mamaliga e malai, tudo acompanhado de muita cerveja e chopp.

Grupos corais de Rio Negro, Mafra e de algumas cidades vizinhas se congregam para apresentar una festiva e alegre “Noite de Corais”, comemorando a celebração das festividades bucovinas de Rio Negro e região.

Os eventos programados incluem palestras sobre a História dos Bucovinos, sua cultura, bem como apresentações de grupos de danças folclóricas, especialmente o Grupo Folclórico Bucovino “Boarischer Wind.” As festividades terminam com uma Missa em Ação de Graças e em memória dos antepassados, na Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida, no Bair4rro Bom Jesus, em Rio Negro. Após a Missa é servido um almoço típico na Sociedade Agricultura “União,” onde a maioria dos descendentes de imigrantes bucovinos se reúnem para compartilhar de eventos sociais.

No último dia equipes representando as cidades de Rio Negro e Mafra, especialmente os bairros Bom Jesus em Rio Negro e Vila Nova, em Mafra, disputam um tradicional jogo de cartas de baralho, chamado de “Truco Dourado”.

Um programa detalhado dos eventos será anexado oportunamente. A Associação Alemâ-Bucovina de Cultura – ABC convida os visitantes deste website a participar das celebrações da nossa Bucovina Fest. Os visitantes podem chegar ao aeroporto internacional de Curitiba conectando-se com vôos de São Paulo e do Rio de Janeiro. De Curitiba a Rio Negro é somente uma hora de viagem em ônibus regulares ou de automóvel.

Em Rio Negro e Mafra você encontrará bons hotéis e acomodações. Recomendamos que os visitantes prefiram sua estadia no Blumenpark Hotel ou no Hotel Susin, ambos em Rio Negro e Mafra. Estes hotéis têm excelentes acomodações e preços acessíveis.

Complementando a programação de eventos da ABC, você poderá visitar cidades vizinhas com suas numerosas atrações turísiticas. Na proximidade de Rio Negro (a apenas 100 km) fica a capital do Estado do Paraná, Curitiba, onde podem ser dispendidos muitos dias em programas culturais e turísticos. Um pacote turísitico especial pode ser programado com a visita às Cataratas do Iguaçu, as maiores do mundo, com sua também maior do mundo e muito imponente Usina Hidorelétrica de Itaipu, localizada a uma hora e meia de vôo de Curitiba. Passeios em Foz do Iguaçu (onde se localizam as cataratas), incluem visitas ao marco das três fronteiras entre Argentina, Paraguay e Brasil. No Paraguay pode ser visitada a Ciudad Del Este e na Anrgentina a cidade de Porto Iguazu. Indo em direção ao Leste de Curitiba, por uma hora e meia de automóvel ou ônibus, podem ser encontradas as cidades litorâneas de Paranaguá, Antonina e Morretes, além das cidades balneárias Matinhos, Caiubá e Guaratuba, no estado do Paraná e mujitas outras praias em Santa Catarina.

Para maiores informações contacte com Ayrton Gonçalves Celestino pelo pelo seu endereço residencial na Rua Waldemar Kost, 1505 – Bairro Hauer – Curitiba, Paraná 81.630.180, Brasil